Nosso sócio consultor Haroldo Matsumoto explica sobre o treinamento de vendas

Treinamento completo de  Vendas

Alavanque seu faturamento!

Forme uma equipe de vendas campeã em desempenho e resultados.

Treinamento completo de  Vendas

Alavanque seu faturamento!

Haroldo Eiji Matsumoto explica sobre o treinamento de vendas!

Forme uma equipe de vendas campeã em desempenho e resultados.

Conheça os “Seis problemas” que identificamos nas vendas

Nossa proposta, com esse treinamento, é identificar possíveis problemas na área comercial e preparar o treinamento de vendas conforme o nível da equipe.

A experiência do nosso time de consultores especializados em vendas identificou 6 problemas que diminuem o desempenho da equipe de vendas: capacitação, objetivo, motivação, remuneração, recursos e gestão:

Trata-se do conhecimento a respeito do produto e/ou serviço comercializado pela empresa. A falta de domínio a respeito do produto gera insegurança do vendedor ao tirar dúvidas ou explicar para o cliente as características e benefícios do que está sendo vendido. Ao mesmo tempo, gera no cliente a desconfiança em comprar de quem não domina o próprio segmento de atuação. Além disso, sem a capacitação em negociação e técnicas de vendas, muitos vendedores não recebem o conhecimento nem levam essa experiência em seu curriculum, dificultando a abordagem, negociação e conclusão de novas vendas.

A falta de metas e objetivos faz com que os vendedores não foquem em atividades que realmente tragam os resultados esperados. Metas acima da possibilidade geram frustração e metas abaixo geram prejuízo, pois subutilizam os recursos econômicos e financeiros da empresa. Assim, mensurar qual o potencial de vendas do time e distribuí-lo entre os vendedores – de forma que considere a capacidade, histórico e experiência de cada um – são ações fundamentais para atingir os objetivos de vendas da empresa.

Como dono da empresa, você pode até ameaçar o vendedor que não atingir os resultados determinados com uma demissão, mas esse tipo de coação esgota o emocional do vendedor e aumenta o stress, consequentemente, leva o colaborador ao absenteísmo e a muitos outros problemas. Por isso, deve-se criar um ambiente e situação em que a motivação possa fluir de dentro para fora de cada vendedor. Neste momento, o gestor tem o papel de ajudar o time a encontrar o caminho, além de estimular no vendedor o desejo de obter êxito em suas vendas.

Será que o valor do salário fixo e a comissão paga são adequados para cada vendedor? Se eu pagar a mais trará mais vendas? Se não vender, o que acontece com a remuneração do vendedor? São muitas perguntas que devem ser analisadas de acordo com o mercado e estrutura da empresa, pois há uma grande variação entre os diversos segmentos da nossa economia. O importante é que essa remuneração seja sustentável para a empresa ao longo do tempo com o aumento das vendas e estimulante para o vendedor buscar um resultado cada vez maior e melhor sem se acomodar.

Resolvida a questão da motivação e da remuneração e determinados os objetivos, precisamos verificar se há recursos suficientes para que haja um bom desempenho por parte dos vendedores. Equipamentos como computador, sistema e mobiliário; ruído e temperatura do ambiente, iluminação, clima organizacional, políticas comerciais, tabelas de preço, materiais de apresentação, acesso a uma gerência de apoio e autodesenvolvimento são alguns dos recursos que não devem faltar para uma equipe de vendas.

A equipe precisa de um gestor para que possa mostrar o caminho, identificar os problemas e ser um facilitador do aprimoramento das competências e habilidades de cada vendedor. Um bom gestor quer que seu desempenho seja medido pelo desempenho da sua equipe. Inclusive, o gestor não pode ser um vendedor comissionado, pois tende a levar as melhores vendas para si. Ele deve ter experiência sobre o mercado e, acima de tudo, ser um excelente vendedor para falar com propriedade e ter o respeito da equipe de vendas.

Treinamento de Vendas da Prosphera Educação Corporativa

Como os clientes enxergam sua empresa? Por que eles compram? O que mais gostam de seus produtos e serviços? O concorrente faz igual ou melhor?

Para iniciarmos um treinamento de vendas é preciso começar com as pesquisas e levantamento de informações. No programa de marketing e vendas com o treinamento da Prosphera, a pesquisa é aplicada para buscar consistência e subsidiar o planejamento.

Após as pesquisas, desenvolvemos as atividades e capacitação para as equipe de vendas e para o gestor do time. Nosso treinamento pode ser aplicado para treinamento de vendas no varejo, indústria, serviço e agrobusiness, além de ser desenvolvido atendendo cada característica de mercado.

Técnicas de Negociação da Prosphera

Para a prática de negociação, fazemos simulações e promovemos dinâmicas de treinamento de vendas usando informações reais de cada empresa, permitindo ao participante utilizar situações do dia-a-dia para conduzir as próprias negociações e obter o aumento de vendas.

A experiência do nosso consultor ao aplicar, para mais de 600 empresas, treinamentos de vendas do Sebrae, permitiu conhecer e desenvolver as melhores técnicas para cada situação.

Também podemos utilizar jogos para treinamento de vendas. Neste caso, as dinâmicas são preparadas para explorar o perfil de cada vendedor, analisar seus pontos fortes e fracos, criando uma agenda de desenvolvimento coordenado pelo gestor.

Já atendemos os mais diversos tipos de segmentos do mercado

 

Prepare sua equipe de vendas para conquistar o mercado!

 

Temas sugeridos para treinamento de vendas

Argumentação de vendas

Negociação ganha-ganha

Vendas por redes sociais

(WhatsApp, e-mail e telefone.)

Vendas corporativas

(B2B)

Formação de equipe de venda

Gestão Comercial de Vendas

A Prosphera Educação Corporativa foi idealizada por profissionais que atuaram em centenas de empresas de diferentes segmentos. Diagnosticou suas principais deficiências e necessidades, orientou e colocou em prática soluções personalizadas e focadas no crescimento e na lucratividade.